Dicas

 

Conheça 10 dicas valiosas para você investir melhor em Previdência Privada:

 
Comece cedo

1 Comece cedo

Quanto mais cedo, melhor! Não existe uma idade certa para começar o seu plano de Previdência Privada. Quando o assunto é trabalhar para ter um futuro tranquilo, vale a máxima: quanto mais cedo melhor.

Tenha um objetivo

2 Tenha um objetivo

Defina se o investimento será importante para garantir uma renda futura, comprar um imóvel, pagar a faculdade dos seus filhos ou criar uma disciplina na sua educação financeira.

Siga o seu objetivo

3 Siga o seu objetivo

Pode ser que algumas prioridades mudem com o passar dos anos, por isso faça avaliações periódicas do seu objetivo e do plano contratado para ter certeza que ele atenda às suas necessidades.

Planeje o seu investimento mensal!

4 Planeje o seu investimento mensal!

Calcule com critério o valor a ser guardado todo mês, simulando qual será sua renda futura. Observe que valor mensal não pode ser uma quantia tão alta que fará falta no seu orçamento nem tão baixa que enfraqueça seu benefício futuro.

Faça aportes adicionais

5 Faça aportes adicionais

Use recursos extras para reforçar sua Previdência Privada complementar, não dependendo apenas do investimento mensal. Bonificações, Restituição do IR, antecipação de 13º salário, recebimento de PIS/Pasep e FGTS por exemplo, ajudam a aumentar o seu saldo.

Não mexa no dinheiro

6 Não mexa no dinheiro

Lembre-se de que a Previdência Privada é sua garantia para um futuro mais confortável. Sacar os valores antes da data planejada pode gerar menores ganhos.

Opte pela Tributação Regressiva

7 Opte pela Tributação Regressiva

Esta é a opção para quem está decidido a manter o dinheiro aplicado em prazo mais longo. No regime de Tributação Regressiva, as alíquotas caem com o passar do tempo e chegam a 10% acima dos 10 anos de investimento.

Não abandone o INSS

8 Não abandone o INSS

Se você é autônomo, não deixe de pagar o INSS. A aposentadoria pública, além de proporcionar renda adicional, oferece cobertura financeira em caso de acidente do trabalho, doenças ou afastamento por licença-maternidade, por exemplo.

Poupar exige alguns sacrifícios

9 Poupar exige alguns sacrifícios

Poupar é mais fácil do que se imagina. Basta ter disciplina e determinação na contenção de gastos desnecessários. Revise mensalmente as suas despesas, deixe de acumular muitas compras parceladas. No presente pode ser um pouco sacrificante, mas o seu futuro agradece.

A hora é agora

10 A hora é agora

O primeiro passo para garantir o seu futuro, o futuro de sua família ou da pessoa que você ama, depende somente de você. Previdência Privada não é para ser feita algum dia, é para ser feita hoje.