Dúvidas

Esclareça as principais dúvidas sobre Previdência Privada

O que é previdência privada?

O nome Previdência vem da palavra prevenção. Portanto, Previdência Privada é uma forma de guardar dinheiro a médio e longo prazos para garantir um futuro melhor.

Você escolhe o valor que quer guardar todo mês, por um determinado período e, ao final deste período, você terá a opção de resgatar integralmente o valor investido corrigido (Reserva Total Acumulada) ou receber este mesmo valor mensalmente até o final de sua vida (Renda Mensal Vitalícia), como uma aposentadoria.

Caso eu queira aumentar o meu investimento mensal ou fazer um aporte adicional, como faço?

Assim que você finalizar a contratação da sua Previdência Privada, a SulAmérica lhe enviará o login de acesso ao portal SulAmérica onde, a qualquer momento, você poderá aumentar as suas contribuições mensais e/ou fazer aportes adicionais.

Porque a previdência privada rende muito mais que a poupança?

É importante esclarecer que a poupança é uma aplicação financeira cuja a rentabilidade é fixada pelo Governo que corresponde atualmente a 70% da Selic, portanto, não varia de banco para banco, o que torna este tipo de investimento extremamente ultrapassado. Já a Previdência Privada são fundos administrados por gestores altamente especializados que buscam as melhores opções de investimentos tais como, renda fixa, multimercados, ações, moedas, taxas indexadas, etc... o que os tornam muito mais rentáveis e diferenciados.

O que eu preciso para contratar o meu plano de Previdência Privada?

Você precisa apenas definir os valores compatíveis com as suas disponibilidades financeiras e ter conta corrente em um banco. Não é preciso ter cartão de crédito, porque o primeiro pagamento é feito via boleto bancário e as demais contribuições com débito automático.

Antes de efetuar o pagamento do boleto, há possibilidade de confirmar se o boleto corresponde ao meu processo de contratação?

Sim, é possível. A SulAmérica gera uma Proposta de Contratação Individual contendo um número e com ele é possível entrar em contato diretamente com o departamento de Previdência Privada da seguradora e confirmar todos os dados, a procedência do boleto e o valor.

Caso eu desista de contratar o plano de Previdência Privada, como devo proceder?

Se você completar os 4 passos de contratação, mas posteriormente deseja cancelar, basta não pagar o boleto da primeira parcela. A contratação somente se concretiza com o pagamento da primeira parcela.

Gostaria de saber qual é a diferença entre o plano PGBL e o VGBL?

O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é para quem faz a declaração completa do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) onde você pode deduzir até 12% da sua renda bruta anual. No caso de resgate, os impostos incidem sobre o valor total aplicado, somado aos rendimentos obtidos. Já o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é ideal para quem é isento ou optante pela declaração do IRPF no modelo simplificado ou ainda já atingiu o teto de 12% no PGBL. Nestes casos, os impostos incidem somente sobre os rendimentos obtidos na aplicação.

Tabela Progressiva ou Regressiva?

Para quem quer investir no curto prazo – menos de 5 anos - a tabela mais recomendada é a Progressiva, já que o imposto que incide sobre o investimento feito aumenta. Para os que querem investir no médio e longo prazo, recomenda-se a Tabela Regressiva que, apesar de começar com uma alíquota alta de 35%, pode chegar a um imposto único de apenas 10% a partir de 10 anos de investimento.

Como faço para cancelar um plano de Previdência Privada que já está em andamento?

É necessário respeitar o prazo inicial de carência, que neste caso, é de 12 meses. Após o período é possível cancelar seu plano de Previdência através de resgate total, onde serão acrescidos os rendimentos do período e deduzidos os impostos de renda proporcionais, conforme a tabela escolhida (Progressiva ou Regressiva).

Se eu parar de aplicar na Previdência Privada, o dinheiro que já investi continua rendendo?

Se você parar de investir, a reserva acumulada até aquele momento continuará rendendo até resgate do plano. Mas o mais importante é você ter a consciência de que precisa guardar dinheiro para o futuro e realizar os seus objetivos.